Guia de entendimento
Escritos JSN foi criado com o propósito de ser um espaço destinado a Escrita e a Criatividade que dela implica. Sendo assim, a página dará plena liberdade de criação e execução aos Autores que, por sua vez, têm o compromisso estabelecido de concretização de suas ideias e das temáticas que os afligem na publicação de seus futuros e respectivos posts.
A ideia primordial é ser um espaço onde a natureza humana e seus pensamentos possam imperar sem grandes dificuldades. Reflexões sociais e históricas, escritos sobre as implicações da vida às quais todos estamos submetidos, são alguns exemplos do que será encontrado por aqui.
Ideias merecem ter espaço para explorar sua própria existência. Quaisquer que sejam seus limites ou consequências já é assunto para um futuro post. Tendo como guia a própria mente e levando em consideração os devaneios e as reflexões que suscitam da vida, em sua essência, Escritos JSN é um espaço para o livre pensar.
Como o blog está organizado?
Tendo em vista a amplitude dos assuntos abordados, os textos serão classificados em três categorias principais para facilitar o acesso e a organização, sendo elas:
- Cultura & Comportamento – segmentado em Artes Visuais e Plásticas, Biografias, Moda e Literatura.
- Escritos JSN – divide-se em duas subcategorias: Crônicas e Reflexões & Devaneios.
- Escritos do Professor – com os mais variados textos e assuntos.
Apresentação dos Autores
A seção de Cultura & Comportamento, assim como Escritos JSN, está sob o domínio de escrita de Julia Santos Neves, criadora e fundadora do blog.
Alguns posts provavelmente irão interessá-los em menores e maiores proporções. Os assuntos são variados e, por vezes, não irão dialogar uns com os outros. Entretanto, o foco não está na compreensão do que será escrito; está, na verdade, na possibilidade de poder escrevê-los. Se serão entendidos ou interessantes, compreendidos ou instigantes, isto ficará a critério única e exclusivamente do leitor. Alguns textos exercerão ao máximo sua licença poética de existência; deixarei que falem por conta própria e decidam seu caminho. Afinal, a função que estou assumindo é de uma contadora de histórias e de ideias.
Atenciosamente,
Julia Santos Neves.
A seção Escritos do Professor, como indicado pelo próprio nome, é a parte que está sob o controle criativo e de escrita do principal colaborador do blog, que opta por rigoroso e permanente anonimato e, por essa razão, assinará seus textos com o pseudônimo Professor.
Apesar da semelhança do nome escolhido com um dos protagonistas da série La Casa de Papel, nosso Professor – como os leitores do blog irão perceber – tem características próprias.
Tendo intransigente apego ao pluralismo de ideias e a necessidade categórica das visões múltiplas atinentes a imensa maioria dos assuntos e a crença imorredoura que o conhecimento crítico só pode surgir a partir de um debate oriundo de muitas correntes de pensamento, neste espaço haverá harmonia quanto à afirmações objetivas e ponderações subjetivas. Um filosófico compromisso com a verdade e o culto à razão são valores inegociáveis. Amparo-me na observação ressabiada de São Tomás de Aquino: “Sempre desconfie do homem de um livro só”. Celebremos, pois, a diversidade de formações, visões e pensamentos.
Serena e despretensiosamente,
Professor.
Confira nos posts!